Foi antes do último clássico Gre-Nal de número 380, no dia 25 de abril, no Estádio Beira-Rio, que a campanha Acessibilidade – Siga esta ideia foi lançada. Coordenada pelo Conselho Nacional dos Diretos da Pessoa com Deficiência (CONADE), a ação busca eliminar barreiras de locomoção em locais públicos e privados. O ginasta Mosiah Rodrigues, o judoca João Derly, o ex-jogador de vôlei Paulão e o nadador paraolímpico Clodoaldo Silva estiveram presentes no estádio. O vice-presidente de Serviços Especializados e assessor de futebol do Inter, Roberto Siegmann, organizou o evento no gramado do Gigante.
“A campanha é para que possamos humanizar e sensibilizar toda a sociedade brasileira. O país que vai sediar uma Copa, uma Olimpíada e uma Paraolimpíada tem que começar pela acessibilidade. Em 2004, em Atenas, quando eu trouxe seis medalhas, mudou a consciência relativa à pessoa com deficiência. Hoje, não se vê mais a pessoa com deficiência como coitadinha. É preciso dar oportunidade, acessibilidade”, destacou Clodoaldo.
A CONADE fez questão de agradecer ao Internacional, principalmente a Roberto Siegmann e a todos que permitiram que a campanha fosse lançada no pré-jogo do domingo. Confira o texto do órgão deliberativo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Senhor Vice-Presidente,
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade, órgão de caráter deliberativo que integra a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, vem agradecer ao Sport Club Internacional e, especialmente a V. Sª e a toda a equipe do Departamento de Marketing, da Direção Administrativa, do Departamento de Comunicação Social, do Departamento de Segurança, da Central de Atendimento ao Sócio e a Srª Andréa Rotunno da Coordenação do Projeto Criança Colorada por ter autorizado e apoiado a entrada do bandeirão da Campanha Nacional da Acessibilidade no Estádio Beira Rio, último domingo, no jogo Internacional X Grêmio. A volta olímpica do bandeirão com o medalhista paraolímpico Clodoaldo Silva e com outros medalhistas de ouro foi transmitida e comentada pela TV Globo, Sport TV, canal do paper view e diversas rádios presentes no estádio.
O Internacional, mais uma vez, foi protagonista de uma ação de sensibilização e conscientização que beneficia 25 milhões de brasileiros com deficiência, 17 milhões de pessoas idosas, crianças, pessoas com mobilidade reduzida, gestantes e pessoas obesas.
Parabenizamos o Internacional por sua responsabilidade social e destacamos que é a seriedade de dirigentes como o V. Sª que fazem a diferença na construção de um País mais solidário e inclusivo. Um forte abraço.
Denise Granja
Presidente do Conade
A coordenadora geral do CONADE, Márcia Melo, não poupou elogios ao clube colorado. “O Internacional é um clube de grande tradição que se destaca no cenário nacional e mundial por sua organização e gestão. Estamos convictos de que um dos motivos está em ter dirigentes competentes e de grande responsabilidade social como o senhor Roberto Siegmann”, creditou.
Na saída de campo, a torcida colorada, aos gritos de “ah, ah, ah Clodoaldo é popular!!!!”, aplaudiu Clodoaldo Silva de pé. As informações são do site oficial da CONADE.
A campanha
A Campanha Nacional da Acessibilidade é uma campanha de sensibilização, conscientização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras culturais, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade. A campanha beneficia diretamente um universo significativo de brasileiros: 25 milhões de brasileiros com deficiência, 17 milhões de pessoas idosas, gestantes, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e obesas.
O que é o CONADE?
O CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência é um órgão superior de deliberação colegiada criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social.
O CONADE faz parte da estrutura básica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República ( Lei 10.683/03, art. 24, parágrafo único)
Por que o governo brasileiro criou o CONADE?
Segundo o IBGE, Censo 2000, no Brasil existem 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa 14,5% da população brasileira.
O CONADE foi criado para que essa população possa tomar parte do processo de definição, planejamento e avaliação das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores de administração pública direta e indireta.
(fonte site do Inter)
Abração,
Felipe
0 comentários:
Postar um comentário